Adobe Photoshop Lightroom 3 Beta 2


O Lightroom é, sem qualquer sombra de dúvida, o mais completo organizador de imagens. Além de oferecer toda a estrutura gráfica para a pós-edição da imagem, ele ainda permite que você crie a sua própria galeria online! Para isso basta clicar em “Web” no menu acima do histograma e fazer suas opções na coluna da esquerda. O próprio Lightroom oferece templates para que você insira as imagens nas suas galerias.

Organizar imagens, criar bibliotecas, slideshows, acertar configurações e tantas outras opções e variáveis em um só programa podem parecer utopia para algumas pessoas. Contudo, como se pode esperar qualquer coisa da Adobe e seus desenvolvedores, cada nova versão dos programas lançados pela empresa favorita dos webdesigners, desenvolvedores e outros profissionais, é um exemplo de arquitetura de software.
O Photoshop sozinho já consegue realizar ações e efeitos de cair o queixo. Entretanto, o programa foi criado com o intuito de apenas editar as imagens, e não de construir bibliotecas, nem de produzir efeitos pós-edição e uma série de outras propriedades para tornar o uso da imagem mais generalizado, com mais opções de exploração. Para isso, a Adobe desenvolveu um programa de visual arrebatador e funções ainda mais instigantes: o Lightroom.
Impressione-se com o Lightroom
Melhoria de desempenho e novos recursos
A segunda versão beta do Adobe Photoshop Lightroom 3 está muito mais ágil no carregamento de fotos e na interação feita com elas (como zoom e efeitos básicos). A maneira como alguns filtros são aplicados (“Proccess”) ganhou algumas melhorias. Na versão beta 1, eles se chamavam “1” e “2”, agora se chamam “2003” e “2010”.
Caso uma foto esteja com efeitos no estilo 2003, basta mudá-lo para o 2010 (um sinal de exclamação aparece embaixo de fotos assim) e atualizá-los para um melhor visual. A opção “Tone Curve” ganhou o modo “Point Curve”, o qual permite a alteração do contraste por meio de linhas curvas (igual ao Photoshop).
Antes a opção “Detail” permitia somente a diminuição do ruído de cores nas imagens, porém agora também suporta a diminuição do ruído nas áreas luminosas - e, ainda, definir o nível de detalhe e contraste desse ruído. Na primeira versão, marcas d’água eram inseridas somente a partir de “Print” e “Slideshow”, mas agora também são a partir de “Web” e “Develop”. Além disso, opções para a formatação delas foram acrescentadas.
Para tirar fotos e salvá-las diretamente no disco rígido do computador com câmeras Canon e Nikon, use a opção “Tethered Capture”. O recurso tira as fotos com ordens dadas a partir do próprio Adobe Photoshop Lightroom 3 e ainda permite a aplicação automática de efeitos pré-definidos.
Importar fotos ficou mais fácil com o novo modo de visualização inserido. Nele, você vê as miniaturas delas em vários tamanhos e somente pastas não ocultas do computador. E, com apenas dois cliques, a imagem escolhida vai para a área de edição do programa.
Enfim, quem usou o beta 1 pode enviar seus catálogos para o beta 2. Entretanto, o mesmo não acontece com usuários da versão 2.6. Para usar a versão 3, eles devem começar do zero, ou continuar a usar a versão antiga para não perder trabalho.
Download
O programa ainda se encontra em fase de testes, porém funciona com uma perfeição bastante próxima à de um “Release Candidate”. Este Lightroom Beta possui incríveis opções para ajustes de fotos e ainda a criação de bibliotecas, slideshows, galerias para web e tantas outras ferramentas que seria complicado falar sobre ele e não tratá-lo como uma referência em organizadores de imagens. Para baixar o Adobe Photoshop Lightroom você precisará ter um cadastro no site da Adobe.
Crie seu <br />cadastro!
Ao clicar nesta página para fazer o download, você será redirecionado à página do Adobe Labs. Ali você deve informar sua Adobe ID, caso já possua uma, e a senha. Contudo, se você ainda não tem um cadastro na Adobe, é hora de criar o seu. Preencha o primeiro campo (Adobe ID) e selecione a opção “No” - de que ainda não tem log. Depois, prossiga conforme é pedido.
Contudo, para instalar o Adobe Photoshop Lightroom você precisa de três elementos. O primeiro deles é um pouco de paciência, afinal o arquivo de instalação possui os pesados 150 megabytes. Em algumas conexões menos velozes, o tempo de download pode ser um pouco mais elevado do que o normal – recomenda-se o uso de conexão banda larga neste caso. Depois de baixado, você precisa de um descompactador de arquivos como o WinRAR e o WinZip. Isso é necessário para acessar a pasta compactada do Lightroom.
Selecione a<br /> opção correta!
O terceiro elemento é, na verdade, uma ação. Depois de descompactar a pasta, você verá duas opções de “Setup”. Antes de executar qualquer um dos dois, primeiro é necessário verificar a sua versão do Windows. Caso você possua a de 32 bits do sistema operacional, deverá executar o arquivo “setup32”; porém se for 64 bits, prefira o “setup64”. Depois de ter feito a verificação e a opção correta pelo arquivo, prossiga normalmente com a instalação.
A interface<br /> é muito bonita!
Quando o Lightroom já estiver instalado, execute-o e experimente adicionar algumas imagens para testar. Para fazer isso, clique em “File” e logo em seguida selecione “Import Photos”. Uma janela aparecerá. Ali você deve indicar o caminho para a pasta em que as suas imagens favoritas estão estocadas. Depois basta escolher o que fazer com elas.
Develop: desenvolva suas fotos
Logo no canto superior direito da sua tela há uma linha com as opções de edição do Lightroom. Clique em “Develop” para ter acesso às ferramentas de edição de imagem. Nesta “aba” estão as opções como correção de olhos vermelhos, de pontos com cores disformes, tamanho, efeitos de iluminação e utilização de cor, entre muitos outros. Esses efeitos principais estão localizados logo abaixo do gráfico de histograma da imagem, próximo às opções de trabalho do Lightroom.
Além disso existem as ferramentas para ajustes convencionais de exposição à luz, controle de intensidade/saturação das cores, brilho e contraste, tons em curva, canais de cores, tons em partes e detalhes mais específicos como granulação de pixels e uso de ruídos nas imagens. É nesta divisão do Lightroom que você encontra as propriedades para tornar a sua imagem mais bonita após os efeitos do Photoshop.
Slideshow: suas fotos, sua marca
Desenvolva <br />suas imagens!
Outra opção fascinante do Photoshp Lightroom da Adobe é a criação de slideshows com as suas imagens favoritas. Depois de tê-las adicionado, o sistema de criação de galerias interativas no estilo “slideshow” rouba a cena de maneira bastante descarada – pelo lado positivo, claro. Basta selecionar com qual biblioteca de imagens você quer trabalhar e o próprio programa adicionará as imagens desta coleção à sequência do slideshow.
Crie seu <br />próprio slideshow com marcas!
Além de construir um clipe em vídeo no formato MP4, o Lightroom permite exportar a sua apresentação de imagens em PDF também, se for necessário. Enquanto edita, o programa ainda permite a inserção da sua marca em qualquer lugar da tela, basta clicar e posicionar o nome dela ou o seu próprio nome. Se for necessário, o programa também permite inserir a imagem da sua logomarca. Basta determinar na caixa de edição.
Print: marcas d’dágua nas suas imagens
Personalize<br /> a impressão das suas imagens!
Uma das propriedades mais interessantes do modo “Print” do Lightroom é encaixar marcas d’água nas imagens sem que estas pareçam forçadas. Isso porque é possível controlar a intensidade da cor, ou seja, a opacidade das letras. Além disso, o programa permite a movimentação de margens, rotação da imagem e várias outras opções para que a adaptação da foto na página a ser impressa seja perfeita.
Ainda existem templates para impressão de várias imagens em uma só página e múltiplos tamanhos para as imagens na sua folha. Também é possível fazer cartões comemorativos neste programa através dessa função própria para a impressão. De modo geral, é neste modo que você irá encontrar tudo o que precisa para ter uma boa qualidade no seu papel.
Web: sua criação online!
Depois de configurar opções e preferências, você pode prever como ficará o seu álbum na web através do botão “Preview in Browser”. Ali é possível ter alguma ideia de como o resultado final deste experimento será. Além disso, o menu no topo da coluna da direita conta com diferentes esquemas de visualização do seu álbum online. Quando terminar de editar, clique em “Upload”, no canto inferior direito da tela, para inserir seus dados da sua conta Adobe.
Integre-se! O Lightroom está ligado ao Flickr!
Trabalhe <br />com o Flickr!
Além de contar com todas essas ferramentas, você ainda pode ligar seus trabalhos já publicados no Flickr ao seu Lightroom. Tudo o que você precisa fazer é clicar na primeira opção do menu, “Library”, e preparar-se para descobrir um mundo de integração com a internet. No canto oposto do menu, há um botão com a logo marca do Flickr (dois círculos coloridos). Clique nele para configurar suas opções e informações do compartilhador de imagens mais utilizado por profissionais da fotografia e edição de imagem. Depois, é só aproveitar as vantagens!

Deixe seu Comentário:
Sem comentários »
Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário

Regras:
Não usar palavras de baixo calão
Não postar links de outros blogs
Não postar coisas indecentes...
Obrigado pela sua atenção
Obrigado por comentar.


Anuncie AQUI!! Anuncie AQUI!!